Ju Literal

Adorei receber sua visita!
Volte sempre e veja as novidades.
Beijos.

quinta-feira, 28 de maio de 2015

ASSIM LEVO MINHA VIDA !


                              Não me considero inconsequente, apenas levo minha vida de acordo com os meus princípios e não da maneira que os outros acham que deve ser.
                                                                        

domingo, 24 de maio de 2015

SEMPRE ESTAREI CONTIGO - Filme


SEMPRE ESTAREI CONTIGO – Filme

Filme (Drama) escrito e dirigido por Michael McGowan, baseado em fatos reais, conta a história de um período do casamento de Craig Marrison (James Cromwell) e Irene Marrison (Genevjève Bujold) que estão juntos há mais de 60 anos.

É um filme calmo e tranquilo, mas em momento algum cansativo, onde Craig demonstra muito carinho por sua mulher, cuidando dela o tempo todo, chegando a construir uma nova casa que atenda as necessidades da mulher que está doente.

Vale a pena assistir. É um filme emocionante que mostra de uma maneira delicada  e com muita serenidade o que deve ser o verdadeiro amor.

//////////////////

sábado, 23 de maio de 2015

TOC - TRANSTORNO OBSESSIVO COMPULSIVO - Texto

TOC – TRANSTORNO OBSESSIVO COMPULSIVO

Nós advogados, depois de alguns anos de profissão podemos dizer que já vimos e ouvimos muitas coisas de pessoas que passaram por nosso escritório.

Muitas dessas pessoas nos pedem conselhos na certeza de que podemos solucionar seus problemas, os quais na maioria das vezes são relacionados a assuntos complexos.

É bem verdade que não me considero uma "expert" em dar conselhos, mas nesse caso específico, depois de fazer algumas pesquisas e dedicar muito do meu tempo em ouvi-la, resolvi que a orientaria de uma maneira diferente.

Depois de ouvir muito, o que não deixa de ser a obrigação de um profissional nessa área, constatei que minha cliente não precisava de uma advogada, mas sim de um psicólogo e seu marido de um psiquiatra.

Sob a alegação de que seu casamento estava acabado, estava convencida de  que queria o divorcio, dizendo que seu marido tinha muitas manias, um ciúme doentio e era obsessivo com limpeza, o que estava tornando a convivência insuportável.

Segundo ela: além das manias, ele estava sempre angustiado, ansioso, preocupado com tudo, o que para mim não era motivo para um divorcio, pois imaginava que esses eram sentimentos normais de todo ser humano.

Mas ela completou dizendo que seu marido vivia com medo de tudo e sentia muita culpa o que passou a interferir no casamento deles, pois mudou sobremaneira a rotina do casal que passou a não ter mais vida social e reduzindo também o contato com familiares.

Depois de muito diálogo chegamos à conclusão que seu marido não precisava de um divorcio naquele momento, mas sim de um bom tratamento, pois tudo levava a crer que ele sofria de transtorno obsessivo compulsivo – TOC.

A Título de Informação:

O TOC – Transtorno Obsessivo Compulsivo enquanto não diagnosticado pode ser um dos fatores que provoca a desestabilização de famílias, causando separações e divórcios devido aos conflitos que causam, como por exemplo: demissões no trabalho, por falta de produtividade e impossibilidade de crescimento na carreira.

TOC – TRANSTORNO OBSESSIVO COMPULSIVO

É um transtorno mental muito grave, chegando a ser comparado a transtornos psiquiátricos como a esquizofrenia e ao transtorno do humor bipolar.

Entre muitas de suas características o TOC pode se manifestar por medos de contaminação - o que provoca no indivíduo o que chamam de mania de lavar as mãos sem parar, ou então causa dúvidas constantes – provocando a mania de checagem, onde a pessoa fica checando varias vezes para ter certeza que realmente fechou uma porta, ou então a mania de colocar tudo em ordem - preocupação em que as coisas estejam alinhadas e simétricas ou no lugar “certo” e em armazenar, obsessão, mania de colecionar coisas - poupar ou guardar coisas inúteis (colecionamento), ansiedade, medos, pensamentos supersticiosos relacionados a números, cores, datas ou horários.

O indivíduo pode apresentar um ou mais tipos desses sintomas ao mesmo tempo, de modo repetitivo, podendo ser observáveis, explícitos ou não, pois podem ser apenas mentais, nesse caso dificulta o diagnostico.

“Algumas características auxiliam a identificar as obsessões relacionadas ao TOC: · São intrusivas: invadem a mente contra a vontade do indivíduo, são difíceis de controlar ou de afastar, especialmente quando muito graves; · São indesejadas: são desagradáveis, causam desconforto, ansiedade ou medo e referem-se a temas como perigos, ameaças ou desastres e não a situações prazerosas; · Provocam resistência: induzem o indivíduo a lutar contra, tentar afastar, ignorar, suprimir ou neutralizar, geralmente sem sucesso; · São ego-distônicas: seu conteúdo é indesejado e provoca desprazer, medo e angústia; pode ainda ser estranho ao indivíduo contrariando seus valores morais ou seus desejos (Purdon C, Clark DA,2005).”

São muito comuns às pessoas que possuem TOC serem vítimas de chacota e gracinhas e por isso tentar esconder das outras pessoas os movimentos repetitivos, mas não conseguem sem um tratamento adequado eliminar ou mesmo diminuir os sintomas  desse transtorno.

É muito importante que as pessoas que sofram desse transtorno procurem orientação médica para um diagnóstico precoce e a realização de um tratamento correto que lhe possibilitará a cura.

/////////////////////////

sábado, 16 de maio de 2015

OVOS NEVADOS (DIET) - Receita

Hoje a minha receita pode ser consumida também pelas pessoas que fazem dieta com restrição de açúcar. Essa é apenas mais uma das muitas receitas boas de minha irmã Jane Ferreira. É um doce delicioso e tem um visual lindo.

OVOS NEVADOS (DIET)

- 2 Claras

- 1 caixa de Pudim Diet sabor Baunilha
            
- 800 ml de Leite desnatado

- 2 colheres de sopa de Adoçante para forno e fogão

- 1 colher se sopa (rasa) do mesmo adoçante

- 12 Cravos da Índia

- 1 colher de chá de casca de limão ralada


MODO DE FAZER

Ferver o leite com as 2 colheres de adoçante e com o cravo da índia.

Preparar o pudim, aproveitando todo esse leite após fervido, que deverá ficar na consistência de um creme ralo.

Bater as claras em neve, colocar 1 colher rasa de adoçante e a casca de limão.

Manter o creme em fogo baixo e ir colocando aos poucos (uma colher de cada vez) da clara em neve dentro dessa mistura.

Deixar a clara no creme por alguns segundos para cozinhar.

Retirar as bolas com uma escumadeira e coloca-las em um recipiente transparente e fundo.

Colocar por cima o que sobrar do creme.

Colocar para gelar por pelo menos 3 horas.

Servir gelado (Polvilhar canela, opcional).
 
////////////////////

CALMA e CONTROLE - Frase


                          Calma e controle no meio de uma discussão demonstram educação, mas não desopilam o fígado.
                                                                         

segunda-feira, 11 de maio de 2015

FORMAS DE GOVERNO - Estudo

FORMAS DE GOVERNO

Conceito: Forma de Governo ou Sistema Político é o conjunto de instituições por meio das quais um Estado se organiza a fim de exercer o seu poder sobre a sociedade.” (Fonte Wikipédia) (Grifei)

Mas devemos ficar atentos, pois a Forma de Governo (Monarquia, República e Anarquismo), adotada por um Estado não deve ser confundida com seu Sistema de Governo (Monarquismo, presidencialismo, parlamentarismo, absolutismo, democracia, aristocracia e totalitarismo).

Vou tentar explicar isso da seguinte maneira:

Na verdade a Forma de Governo se relaciona com a maneira que acontece o poder na sociedade em relação aos seus governantes e governados. 

E o Sistema de Governo depende da maneira que acontece a relação entre os poderes Legislativo e Executivo no exercício de suas funções (sistema ou Regime Presidencialista). Mas dependendo do modo como se tem esse relacionamento: por exemplo, se existe uma maior independência ou maior colaboração entre eles podemos ter os dois sistemas ou regimes (Presidencialista e Parlamentarista).

OBS.:

Função do Poder Legislativo: Tem a função de elaboração das leis que regulam o estado, a conduta dos cidadãos e das organizações públicas e privadas. É composto pelos deputados estaduais (legisla pelo estado), deputados federais, senadores e vereadores.

Função do Poder Executivo: Tem a função de governar o povo e administrar os interesses públicos.(Presidente da República, Governadores e Prefeitos).
 
FORMA DE GOVERNO:

1) - REPÚBLICA: Se caracteriza pelas eleições e pelo tempo dos mandatos do Chefe do Executivo (Presidente da República).

O Brasil adota como Forma de Governo...  a República Federativa e o Sistema de Governo (ou Regime)... o Presidencialismo – ou seja - (REPÚBLICA FEDERATIVA PRESIDENCIALISTA).

2) - MONARQUIA: Se caracteriza por seu governo através da hereditariedade e vitaliciedade (Rei).

A Inglaterra, Noruega, Dinamarca, entre outros países adotam como Forma de Governo ... a Monarquia e o Sistema de Governo (ou Regime) ... o Parlamentarista.

3) – ANARQUIA: Que quer dizer “ausência de governo” ou “ausência de poder”, ou seja, “ausência de ordem” ou “desordem”, caracteriza-se pela luta contra o Estado, pois seus adeptos acreditam que essa instituição política é responsável pela falta de liberdade do homem.

A título de curiosidade:

Nas Monarquias Parlamentaristas, o monarca (rei) é o chefe de estado, o qual assume por hereditariedade e não possui poderes executivos.

O primeiro-ministro também chamado de chanceler é o chefe de governo, ou seja, quem governa de fato e é escolhido pelo Parlamento.

Nesse caso (Monarquia Parlamentarista), assim como na República Parlamentarista (República Constitucional Parlamentar), os representantes do poder legislativo, são escolhidos pelo povo através de eleições diretas.

Fonte: Sua Pesquisa.com e Wikipédia

 ///////////////

domingo, 10 de maio de 2015

quinta-feira, 7 de maio de 2015

POSSESSIVA, CIUMENTA?


                              Possessiva, ciumenta? Não... Só quero atenção e companhia 24 horas por dia. O que posso fazer?           
                                                                         

segunda-feira, 4 de maio de 2015

VIRADO DE BANANA - Comentário/Receita


VIRADO DE BANANA

Hoje queria apresentar pra vocês a receita de Virado de Banana. Acabei de fazer e como todas as vezes que fiz - “modéstia à parte” - desta vez também ficou muito gostoso.

Eu poderia simplesmente dar a minha versão desse prato, mas sei que muitas de vocês têm a sua própria receita e tenho certeza, todas as versões ficam muito boas.

Então resolvi apresentar essa receita de uma maneira diferente, porque imagino que poucas pessoas conhecem a procedência desse prato tão saboroso, ao mesmo tempo em que aproveito para homenagear minha cidade natal: Cambuí – MG. Vou explicar isso:

A pesquisadora Béia Fanuchi resolveu pesquisar se o hábito de comer o Virado de Banana era regional ou típico da cidade de Cambuí – MG. Como ela já imaginava, conseguiu ter a certeza de que realmente é de Cambuí a procedência do virado de Banana.

Após essa certeza, Béia que era na época membro do Conselho do Patrimônio Cultural, sugeriu então o tombamento do Virado de Banana.

O Sr. presidente do Conselho Municipal de Cultura Fábio Francisco de Faria juntamente com sua equipe após ter concretizado essa pesquisa, requereu o registro do virado no livro de patentes do "Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Arquitetônico" como arte culinária.

A receita do referido virado de banana ficou por conta de Maria José de Paiva Fanuchi, Dedé como é conhecida na cidade, receita essa, cujo modo de fazer foi merecidamente reconhecida em 08 de dezembro de 2014, quando ficou registrada no Patrimônio de Natureza Imaterial, conforme Decreto 222/2014.

Assim aproveito a oportunidade para parabenizar as primas Béia e Dedé, toda a equipe de trabalho do Conselho do Patrimônio Cultural, e toda a administração 2013/2016 de Cambuí-MG, pelo empenho para a conquista do registro “do modo de fazer o VIRADO DE BANANA de Cambuí-MG”.

O Virado de Banana já é Patrimônio Histórico de Cambuí.

Receita abaixo:


Modo de Fazer o Virado de Banana de Cambuí/MG

                             Ingredientes:

- Meia dúzia de bananas nanicas bem                                                maduras, picadas em rodelas
 - 04 colheres (sopa) de óleo
 - 03 colheres cheias (sopa) de farinha de                                        milho
 - 05 colheres (sopa) de açúcar
 - 150 gramas de queijo mineiro picado em                                       cubos

                                 Como fazer:

 - Coloque o óleo na panela e deixe                                                      esquentar um pouco.
- Acrescente as bananas e frite por cinco                                            minutos.
- Ponha o açúcar e o queijo.
- Mexa devagar até que ele derreta.
- Acrescente a farinha e sirva.

                                                                                              ///////////////////// 

sábado, 2 de maio de 2015

FELICIDADE - Frase


                          A vida me ensinou que felicidade é algo pessoal e só depende de nós encontrá-la, por isso devemos buscá-la sempre.