Ju Literal

Adorei receber sua visita!
Volte sempre e veja as novidades.
Beijos.

quarta-feira, 18 de março de 2015

INVERNO E PRAIA – COMBINAÇÃO PERFEITA

Pois é, estava precisando de um final de semana para descansar. Opa! Não é que tinha um feriado prolongado “à vista” no decorrer daquele mês de junho?

Então aconteceu um convite inesperado. Logo pensei: É muito bom poder contar com pessoas que parecem perceber nossas necessidades. Como se adivinhasse, uma amiga me convidou para passar um final de semana no litoral em Santos - SP. Mas estava um “frio doido”..., para completar, justo no final de semana coincidente com o feriado prolongado haveria mudança de estação: outono/inverno.

Na verdade o convite partiu de duas irmãs que considero minhas grandes amigas. Então, minha irmã, outra amiga e eu nos reunimos com essas nossas amigas para - apesar do frio – planejarmos a viagem. Sem maiores problemas, resolvemos prolongar ainda mais aquele feriado. Assim conseguimos, seis dias de folga.

Viajamos uma noite inteira, estava muito frio e mal conseguimos dormir; nem tanto pelo frio, pois estávamos bem agasalhadas, talvez pela ansiedade. Quando chegamos ao nosso destino, já estava amanhecendo, o dia estava claro, quente, clima próprio de praia com brisa refrescante.

Hospedamo-nos em um ótimo apartamento cedido pela tia das amigas anfitriãs, com localização privilegiada a duas quadras de uma das praias mais frequentadas, em um dos melhores bairros da cidade, ruas planas, próximo ao Shopping e ao centro comercial, local com supermercados, barzinhos e ótimos restaurantes. Era tudo que precisávamos.

Depois de nos instalarmos confortavelmente, saímos e tomamos um ótimo café da manhã. Em seguida fomos para o supermercado com a finalidade de abastecer nossa despensa, evidenciando que o primeiro item colocado no carrinho foi cerveja, depois os alimentos saudáveis.

De volta para o apartamento começamos a “prazerosa” sessão limpeza. Acreditem; prazerosa mesmo, pois durante essa maratona tudo era motivo de piada, consequentemente ocorriam muitas gargalhadas e a alegria rolava solta.

Depois da limpeza fomos procurar um lugar onde pudéssemos almoçar. Encontramos no shopping, um restaurante chinês ou japonês – não sei definir – muito bom. Após o almoço continuamos o passeio por ali mesmo sem sequer lembrarmos que estávamos na praia.

No final da tarde, voltamos para o apartamento para assistir a um jogo de futebol (copa 2014) entre Brasil e México, o resultado nem me lembro, pois considero irrelevante, mas lembro-me que a cerveja e os tira gostos que improvisamos estavam ótimos.

A partir do segundo dia tomávamos o café da manhã no apartamento mesmo, em compensação passávamos o resto do dia fora de casa.

Sempre antes de procurar um restaurante começava a sessão chope, tira gosto, conversas animadas, fotos e selfies. O resto do dia eram lojas, café, confeitaria, compras e nada de lembrarmos da praia.

Final de tarde era sempre barzinho com muita cerveja, pastel, caldo e sanduiches para depois voltarmos pra casa. É bom lembrar que uma das amigas não bebia cerveja, mas sempre nos acompanhava tomando um suco ou refrigerante e nem por isso, deixou de ser ótima companhia.

À noite divertíamos conversando, fazendo piada de tudo, assistindo novelas, navegando na internet que por sinal estava péssima, conversando no whatsApp e curtindo, comentando e compartilhando no facebook.

Nos terceiro e quarto dias, nem mesmo a chuva atrapalhou nossos passeios, os quais foram maravilhosos, de plena alegria, muita descontração e sentíamos que a cada dia se tornavam mais e mais animados, pois em nossas andanças sempre descobríamos ótimos restaurantes e muitos lugares interessantes.

Os dias se repetiam, mas não havia rotina, pois eram incansáveis, poderiam se prolongar por meses dessa mesma maneira, que com certeza não íamos enjoar nunca. Vida boa, tranquila, sem responsabilidades maiores, sem compromissos, sem preocupações, enfim sem estresse.

Ah,... no último dia do passeio lembramos da praia. Muito animadas fomos caminhar pela orla, tiramos algumas fotos, vimos o mar de perto “visão do paraíso”, a água estava muito limpa e contrastando suas cores marcantes, azul e verde, sentimos o cheiro característico de praia, o sol estava radiante, a brisa muito fresca.

Para aproveitar o máximo esse nosso passeio, paramos em um quiosque aconchegante e em meio a um animado bate papo, saboreamos o famoso camarão frito; aquele que como se não bastasse ser fritura, ainda é feito em um óleo que nunca se sabe quantas vezes já foi usado. Penso que é por isso que fica tão bom, é um sabor inigualável, em minha opinião, nem mesmo os maiores chefes de cozinha conseguem igual.

Não tenho dúvidas de que esse feriado realmente foi maravilhoso e seguramente esses dias felizes só aconteceram porque as companheiras de viagem eram ótimas. Houve entre nós um bom entrosamento, bom astral, ótimo humor, companheirismo, amizade, principalmente uma demonstração espontânea de carinho e excesso de cuidados e proteção “de todas para com todas”.

Depois de testemunhar dias incríveis no litoral, experimentando uma combinação perfeita de inverno e praia em pleno mês de junho, bem no meio à mudança de estação para a entrada do inverno, posso garantir que, mesmo sendo um período de frio intenso, podemos planejar ótimos passeios para a praia, desde que estejamos cercadas de pessoas com as quais nos relacionamos bem.

Assim viajar com essas amigas não teria margem de erro, elas são, sem sombra de duvida, ótimas companheiras e agradeço por terem me incluído nessa aventura. Nesse momento, convenientemente me lembro de um verso da música “Morango do Nordeste” e claro que vou adaptar a letra como me convém, para dizer: “com essas mulheres vou até pra guerra”.